IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Estado lança o programa ‘Pará Cidadão’ e entrega computadores às escolas da Seduc

Um total de 336 escolas estaduais situadas na Região Metropolitana de Belém foram beneficiadas com os equipamentos, em ação a ser estendida a todo o Pará

Com o intuito de garantir cidadania e a cultura de paz nas escolas da rede pública estadual, além de integrar diversas políticas públicas intersetoriais voltadas à prevenção e ao bem-estar dos estudantes, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), instituiu o programa “Pará Cidadão”. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta segunda-feira (27), no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), em Belém.

“Precisamos melhorar o conteúdo da nossa educação e os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos que, cada vez mais, criar um movimento para reduzir a evasão escolar e que os nossos alunos possam ter mais interesse pela sala de aula e, principalmente, não é apenas estar presente na sala, mas efetivamente fazer dessa presença uma assimilação de conteúdo. Isso será aferido no Ideb 2022, mas independente dessa avaliação, que isso seja uma prática e uma busca diária, por todos os paraenses”, afirmou Helder Barbalho.

A iniciativa possibilitará diversas ações nas unidades escolares, como: educação fiscal e cidadania, educação financeira, educação empreendedora, ações de saúde e de direitos humanos. As temáticas serão pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA); nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; no Plano Nacional de Educação (PNE) e nas metas previstas para o Plano Estadual de Educação (PEE), entre outras.

O programa vai contemplar alunos, professores e demais profissionais da educação vinculados à Seduc, abrangendo todos os 144 municípios, nas 12 regiões de integração paraense. Além disso, serão desenvolvidas ações de âmbito interinstitucional nos espaços de aprendizagem da Seduc, a fim de promover a cultura cidadã no ambiente escolar, contribuindo com a formação de cidadãos ativos, críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

Conforme a Seduc, atuam como parceiros desta ação do Governo do Estado, por meio da Seduc, as seguintes instituições: Banco Central do Brasil; Receita Federal; Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Tribunal de Contas do Estado (TCE); Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa); Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP).

KITS MULTIMÍDIAS

Na ocasião, o governador Helder Barbalho entregou 401 computadores completos, que serão destinados às unidades escolares da rede pública estadual. Os kits têm CPU, monitor, mouse e teclado, que vão possibilitar mais celeridade nos trabalhos executados pelos servidores da área administrativa e aperfeiçoar o processo de matrícula para o ano letivo de 2022, o qual já ocorre de maneira totalmente digital.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas que é inegável todo o trabalho construído nesses quase três anos de gestão. “Hoje, estamos realizando a 1ª entrega de equipamentos para a área administrativa das nossas escolas estaduais. Até o dia 30 de março de 2022, todas as 927 unidades da Seduc vão estar com as suas secretarias informatizadas, porque isso é conectar com a educação à nova realidade presente entre nós. O nosso processo de pré-matrícula é 100% digital, portanto, é preciso ter esse suporte para que possamos ter um período letivo mais tranquilo e possibilitar um melhor atendimento à comunidade escolar”, frisou.

Neste primeiro momento, os computadores foram destinados para 336 escolas estaduais nos municípios da Região Metropolitana (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará). Desse total, 65 espaços de aprendizagem vão receber dois equipamentos, por terem mais de um mil alunos matriculados.

___________

Agência Pará