IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Economia

Prefeitura anuncia reforma de 17 feiras e mercados para o início de 2022

A feira da Pedreira está entre os espaços que vai receber reforma no início de 2022O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante o evento de entrega de 619 equipamentos aos trabalhadores da feira e do mercado da Pedreira, na avenida Pedro Miranda, anunciou que vai assinar no dia do aniversário de Belém, 12 de janeiro de 2022, o convênio que permite a reforma de 17 mercados e feiras da capital paraense. 

Na primeira etapa serão reformadas seis feiras e mercados, entre elas as feiras da Pedreira e do Guamá, e os mercados do distrito de Icoaraci e do bairro da Terra Firme.

"No dia do aniversário de Belém vamos assinar um convênio de cooperação. O projeto já está pronto e muito em breve, quem sabe em fevereiro, com a licitação feita, a gente começa as obras de reforma de 17 feiras grandes, incluindo a da Pedreira. Primeiramente, serão seis feiras e mercados", informou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Ele disse, ainda, que "o mercado e a feira de São Brás, por exemplo, não estão incluídos no projeto, porque vai ser uma reforma com recursos, exclusivamente, do município, envolvendo todo o prédio e o complexo urbanístico de São Brás".

Essas reformas ainda não tinham ocorrido por questões de inadimplências deixadas pela gestão anterior. Ao todo, o município de Belém conta com 49 feiras e mercados, administrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon).

"Após a primeira etapa, anunciada pelo prefeito, outras etapas do projeto terão continuidade. É uma obra importantíssima, porque serão reformados os 17 maiores mercados e por estarem em piores condições, por causa de 16 anos de abandono", explicou o titular da Secon, Apolônio Brasileiro.

Além da reforma de pensar em melhoria da infraestrutura física dos espaços, a Prefeitura de Belém visa também a qualificação dos feirantes, oferecendo formação para garantir melhor atendimento ao consumidor.

Kit Feira – A declaração do prefeito ocorreu na ação de entrega do Kit Feira, realizada na manhã desta segunda-feira, 27, pelo Governo do Estado do Pará, em parceira com a Prefeitura de Belém. Os equipamentos foram destinados aos 131 feirantes do Mercado da Pedreira.

Entre os trabalhadores (as), Rosimere Fonseca, 52 anos, que trabalha há mais de 27 anos no logradouro, vendendo produtos como farinha de mandioca, farinha de tapioca e goma.

"Agora, com esse kit, vou ter uma balança melhor pra me ajudar a pesar meus produtos. Ações como essa ajudam muito a nós feirantes, porque foi como feirante que ajudei meu filho a se formar em engenharia elétrica e vou ajudar também a formar minha outra filha", ressaltou.

Desde o mês de maio deste ano, a Prefeitura de Belém acompanha a entrega do Kit Feira, que já beneficiou trabalhadores do Complexo do Ver-o-Peso e feiras do Jurunas, Cremação, Guamá e feira da 25.

Equipamentos - São equipamentos entregues aos trabalhadores e trabalhadoras das feiras que visa padronizar esses espaços e oferecer melhores condições de trabalho. Entre os produtos que fazem parte do Kit Feira estão freezers, fogões, estufas, facas, conchas, panelas, escorredores e balanças.

"Esse kit com a balança e basqueta vai ajudar bastante e melhorar muito o nosso trabalho aqui", destacou a feirante Cristiane Nascimento da Silva, 42, que há mais de 30 anos vende farinha no espaço.

__________

Agência Belém