IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

48º Enarte homenagea seu idealizador, Altino Pimenta

Este ano o Enarte é realizado de forma remota

Integrantes da EMUFPA prestam homenagem ao maestro paraense Altino Pimenta no ano do seu centenárioA programação do 48° Encontro de Artes de Belém (Enarte), promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), foi aberta no início da noite desta segunda-feira, 13, no foyer do Theatro da Paz, com um recital em homenagem ao pianista Altino Pimenta.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, compareceu ao recital de abertura, que contou com a apresentação de diversos instrumentistas que tocaram composições do professor e músico Altino Pimenta. Ele enalteceu a homenagem ao maestro paraense que este ano faria cem anos.

"Esse encontro, na sua 48ª edição, é uma das criações do grande gênio da música brasileira e universal, nosso querido professor e maestro Altino Pimenta, que instituiu a escola de música da UFPA".

Enarte virtual

Este ano o Enarte é realizado desde esta segunda-feira, 13 até a sexta-feira, 17 de dezembro e de forma remota. A programação contará com masterclass virtual de trompete, mesas-redondas sobre rabeca bragantina, mulheres compositoras, documentos musicográficos de arquivo, composição musical e performance no violoncelo, palestras sobre performance musical da pessoa deficiente visual, além de apresentação de trabalhos e recitais.

Idealizado em 1970 pelo professor Altino Pimenta, o encontro busca promover as diversas linguagens artísticas em atuação na UFPA, como uma mostra musical e acadêmica dos alunos e professores da Escola de Música da UFPA (EMUFPA).

De acordo com o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o Enart busca levar conhecimento sobre música a toda população. 

"Abrimos neste encontro, com um recital com composições belíssimas de autoria de Altino Pimenta, a 48° Enart. Estamos fazendo essa programação com o intuito de dar conhecimento à população sobre a obra do maestro e contamos com a parceria do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que, ainda como parlamentar, destinou emendas e orçamentos que estão sendo destinados a um trabalho de consolidação e divulgação da obra do maestro", explicou.

Homenagem eternizada

Nascido em Belém, a produção do maestro paraense é referência musical no estado e no país, tendo produzido três discos e dois álbuns.

"Altino era uma pessoa muito especial, tive a honra de ser seu amigo e tenho a honra de participar desse evento tão especial, que é uma homenagem ao seu centenário, completado no dia 3 de janeiro de 2021", ressaltou o prefeito.

O projeto da EMUFPA atua na digitalização, além de gravações de parte da obra do maestro Altino Pimenta. Falecido em 2003, o nome do músico dá nome ao ginásio de esporte localizado na avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, que é administrado pela Prefeitura de Belém. 

" O espaço esportivo cultural Altino Pimenta já está em processo licitatório, em breve estará todo restaurado, reformado, com a estrutura reforçada, os pisos renovados e o palco mantido, para que possamos usar, como sonhava Altino Pimenta, para várias atividades esportivas e musicais. Em 2022 vamos fazer uma festa de reinauguração que honre a memória deste grande gênio", anunciou Edmilson Rodrigues. 

Serviço - A programação da 48° edição do Enarte pode ser acompanhada pelo canal do YouTube da EMUFPA.

_________

Agência Belém