IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Programa de Residência Médica recebe inscrições até dia 18 deste mês

Ao todo são 204 vagas disponíveis distribuídas em cinco instituições

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Comissão de Residência Médica (COREME) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), recebe inscrições exclusivamente online até dia 18, ao Processo Seletivo Unificado (PSU) dos Programas de Residência Médica (PRM) do Estado do Pará, para turmas com início em 2022. O PRM oferta 179 vagas nas cidades de Belém e Ananindeua e 25, no município de Santarém. O total de 204 vagas encontra-se distribuído entre as seguintes instituições: Uepa, Hospital Ophir Loyola (HOL), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e Hospital do Pronto Socorro Mário Pinotti (HPSM- MP).

Os interessados em se candidatar ao Programa devem estar atentos à escolha das especialidades ofertadas, que têm, em média, dois anos de duração. Também é necessário atentar para o fato de que há distinções de acordo com a instituição que oferece as vagas, em número limitado, conforme especificado no edital. As especialidades ofertadas em Belém e Ananindeua são: Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgião da Mão, Cirurgia Geral, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Vascular, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Clinica Médica, Dermatologia, Endoscopia, Endocrinologia e Metabologia, Mastologia,  Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Hemodinâmica, Hepatologia, Infectologia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Neurorradiologia, Oncologia Cllínica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Psiquiatria, e Urologia.

Em Santarém as especialidades ofertadas são: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Neurocirurgia, Pediatria, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia. No caso da especialidade de Cirurgia Geral, nos três municípios o tempo de duração é de três anos.

Será concedida isenção total do pagamento da taxa de inscrição de R$400, somente nos seguintes casos: pessoas com deficiência (PcD) (desde que cumpram as exigências definidas no edital), pessoas com hipossuficiência econômica e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, conforme especificações registradas. Também serão isentas, pessoas amparadas pela Resolução CNRM nº 07/2010, que atendam às determinações previstas e encaminhem e-mail de solicitação de isenção para o endereço eletrônico: residenciamedica@uepa.br, no período previsto para a solicitação de isenção, conforme o cronograma do processo. As imagens do requerimento de isenção, que se encontra disponível na página do processo, devem ser devidamente preenchidas e assinadas. Além disso, deve ser realizado o envio dos documentos comprobatórios exigidos na resolução.

O Processo Seletivo será executado pela Uepa, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Para o solicitar esclarecimento de dúvidas sobre o PSU, o candidato deve fazer contato somente pelo e-mail residenciamedica@uepa.br.

___________

Agência Pará