IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Opinião

Sem consenso, não há debate. Há manipulação.

Por João Batista Vieira dos Anjos*

Em tese, todo debate é salutar. Apenas em tese. Quando ele se estabelece unilateralmente e é divulgado sem que uma das partes tenha sequer tido tempo para avaliar as regras sugeridas e já previamente aprovadas pelo adversário, toda a lisura do intento está maculada, deixando no ar um indisfarçável odor de armadilha.

O cenário piora quando ocorre em um processo eleitoral em que justamente a parte que aprovou previamente a data e as regras do suposto debate, a oposição, impôs ao longo do processo eleitoral inteiro métodos torpes, mecanismos de ataque pessoal e de distribuição de propaganda difamatória que violam a civilidade, as regras eleitorais em vigor na OAB e prejudicam o verdadeiro debate democrático, aquele que está acontecendo em cada uma das subseções que visitamos em todo esse estado imenso, vencendo distâncias e dificuldades para estar onde nossa classe está.

Enquanto percorremos rios, estradas e caminhos, a oposição se dedicou à distribuição de ataques por WhatsApp usando perfis falsos e usuários cuja identidade é impossível precisar, trazendo para o nosso meio, pela primeira vez, a torpeza e a vilania que tanto criticamos nas eleições tradicionais e que tem afastado os eleitores das urnas, gerando um hiato democrático que nos conduziu ao impasse político que paralisou nossa economia e dividiu o país.

Não podemos, por princípio, nos render à ação premeditada e articulada de um adversário desleal, que certamente transformaria a hipótese de um debate em uma arena de grosserias e agressões, em um jogo de cartas marcadas, onde toda a classe perderia, expondo à sociedade o pior que uma disputa eleitoral pode produzir.

Respeitamos a OAB e sua história e em nome dessa referência, seguiremos debatendo com todos e não apenas com aqueles que persistem em advogar em causa própria, divorciados dos princípios fundadores de nossa Ordem e diligentes com o vil intento de impor uma manobra claramente desenhada para tumultuar a nossa eleição.

—————

*OAB Pará 7770