IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Usina da Paz, em Ananindeua, é opção de lazer aos finais de semana

O horário de funcionamento da UsiPaz Icuí-Guajará aos sábados e domingos é das 8h às 18h. Durante a semana, o complexo funciona de terça a sexta, das 8h às 22h

Adultos, jovens e crianças movimentaram a Usina da Paz Icuí-Guajará neste domingo (31)O Complexo Comunitário Usina da Paz Icuí-Guajará, entregue à população no dia 20 deste mês de outubro, também abre aos finais de semana. Neste domingo (31), os espaços compartilhados como playground, praça e academia ao ar livre estavam bem movimentados.

A técnica de enfermagem, Regina Souza, aproveitou a tarde ensolarada para levar a filha Laura, de 7 anos. “Moro aqui próximo e a gente carecia de espaços assim lindos como esse, mas agora temos essa oportunidade de trazer nossos filhos para brincar aqui, é muito bom, está tudo bem novo, espero que a população possa zelar por esse equipamento”, disse.

A dona de casa Maria das Graças Santos já é usuária da UsiPaz e está satisfeita com os serviços oferecidos. “Eu já vim aqui durante a semana, aproveitei para tirar um novo RG para mim e fiz uma consulta com um médico e odontológico para meus filhos, agora aproveitei essa tarde para trazer as crianças e brincar aqui no parquinho”, contou a moradora.

O horário de funcionamento da UsiPaz Icuí-Guajará aos sábados e domingos vai de 8h às 18h. Durante a semana, o complexo comunitário funciona de terça a sexta, com o horário de 8h às 22h.

Para o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri, órgão responsável por coordenar o projeto, abrir aos finais de semana é uma forma de se aproximar mais da comunidade.

“Um dos nossos objetivos com as Usinas da Paz, além da prestação de serviços, atividades culturais, esportivas e educacionais para a comunidade, é também a oferta de espaços de convivência e de lazer. Essas comunidades careciam profundamente de equipamentos públicos que oferecessem essas oportunidades de convívio, de celebração da vida, de encontro entre as pessoas e hoje, por exemplo, a Usina da Paz do Icuí está sendo utilizada pela comunidade local, para levar seus filhos, para utilizar os equipamentos de exercício ao ar livre, para sentar nos bancos espalhados pela Usina e conversarem dentro de um ambiente seguro e agradável”, informou. 

Para o secretário Balestreri, os espaços de convivência, com os da Usina da Paz, buscam além de momentos de lazer, o desenvolvimento da própria comunidade. “Isso tudo é muito importante porque alguns estudos internacionais, referentes aos desenvolvimento socioeconômico dos países, comprovam que as relações interpessoais e de oportunidades de convívios são fundamentais para formação das chamadas redes de engajamento cívico. Uma população que se encontra, que conversa, é uma população que vai aos poucos encontrando soluções aos seus problemas e desafios. E a Usina da Paz quer propor justamente isso”, concluiu. 

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado que, além desses espaços de convivência, dispõe das instalações de dois prédios principais que estão ofertando diversos cursos, oficinas e atendimento público, um espaço para batedores e produtos de açaí, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, área de viveiro, compostagem e horta e estacionamento.

Mais de 80 serviços gratuitos estão sendo disponibilizados pelas secretarias e órgãos do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Veja o horário de funcionamento para este feriado de finados, do dia 02 de novembro:

DOMINGO (31): 08h às 18h

Somente espaço de convivência, academia e parquinho.

SEGUNDA (1º):

Fechada para manutenção.

TERÇA-FEIRA (02- FERIADO): 08h às 18h

Somente espaço de convivência, academia e parquinho.

___________

Agência Pará