IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Secult realiza Preamar do Círio com programação on-line e presencial

Os vários eventos visam descentralizar o acervo do Museu do Círio e valorizar as diversas manifestações da festa

O Museu do Círio será uma das estações da programação elaborada pela SecultPara celebrar a magnitude cultural do Círio de Nazaré, que chega em 2021 a 229ª edição, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), inicia a partir do próximo dia 5 de outubro a programação Preamar do Círio, inteiramente gratuita. O formato de estações continua pelo segundo ano consecutivo, com o objetivo de descentralizar o acervo do Museu do Círio e valorizar as diversas manifestações do universo simbólico da festa.

Serão cinco pontos de encontro: Museu de Arte Sacra, Estação Cultural de Icoaraci, Arquivo Público do Pará, Museu do Estado do Pará e Museu do Círio, além de conteúdos digitais, disponibilizados no site do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (museus.pa.gov.br).

A Estação 1 já está aberta aos visitantes desde o último dia 21, com a exposição “Arraial de Nazaré: um largo de memórias”, na Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra (MAS), e prossegue até 16 de novembro. A mostra traz brinquedos que compõem o arraial, feitos por artesãos de Abaetetuba, e pertencentes ao Museu do Círio, uma representação do arraial em miriti, além de fotografias e vídeos que retratam cenas capturadas no espaço ao longo das últimas décadas. Um dos destaques da mostra é uma réplica de 4 metros de diâmetro da roda gigante, que permanece na Galeria até o próximo domingo (03), e depois segue para o Aeroporto Internacional de Belém “Júlio Cezar Ribeiro”.

Estação 2 – A partir desta sexta-feira (1º), e nos dias 02, 04, 05 e 06 de outubro, ocorre a oficina de confecção de mantos “Partilhas do Círio”, na Estação Cultural de Icoaraci. O objetivo é valorizar o trabalho artesanal e tradicional de produção de mantos do Círio, feitos por artesãs do distrito e dos sabores que marcam a cultura alimentar regional nesse período. Os mantos produzidos por 15 pessoas da comunidade durante as oficinas irão compor uma exposição, que abrirá no dia 15 de outubro.

O Museu de Arte Sacra, no centro histórico de Belém, também está no trajeto do Preamar do CírioNo dia 05, a programação prossegue com a Estação 3, que inclui a exposição digital “Procissão de cartazes: a coleção de cartazes do Museu do Círio em 3 séculos (XIX, XX E XXI)”. Serão apresentados 140 cartazes com recortes do Círio de Nazaré nos três séculos, com destaque para o cartaz do Círio de 1878, o mais antigo já documentado, e o programa de festa de 1900, com numerosas informações sobre a festividade de Nossa Senhora de Nazaré no início do século XX, ambos do acervo documental do Museu do Círio, registrados em formato eletrônico em parceria com o Arquivo Público do Pará.

Com curadoria de Anselmo Paes, diretor do Museu do Círio, Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público, e Nando Lima, da Coordenadoria de Curadoria e Montagem do SIMM, a mostra terá versão digital no site museus.pa.gov.br, e pode ser vista até 31 de outubro.

Cultura popular - “Um carnaval devoto” é o tema da Estação 4, que ocorre na Capela do Museu do Estado do Pará (MEP), a partir do dia 08, às 18 h. A exposição é inspirada na obra clássica de mesmo nome, escrita por Isidoro Alves, em 1980, reunindo imagens do lado festivo, com ênfase no Auto do Círio. A programação conta ainda com a exibição de um vídeo, na lateral do MEP, produzido pelos realizadores do Auto do Círio, essa manifestação da cultura popular que também integra o ambiente simbólico da festa.

Às 20 h, a Amazônia Jazz Band se apresenta no Theatro da Paz, com transmissão ao vivo pela TV Cultura. O programa mistura entrevistas, matérias especiais e um repertório inédito, produzido especialmente para o Preamar do Círio. Os ingressos ficarão disponíveis na bilheteria doTP a partir das 18 h. Serão preenchidos até 85% da capacidade da casa de espetáculos. O público terá de apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19 com pelo menos uma das doses da vacina ou o exame PCR realizado até 72 horas antes.

O Arquivo Público do Estado receberá a Estação 3, que inclui a coleção de cartazes do Círio nos séculos XIX, XX E XXIPonto de encontro - Será aberta no dia do aniversário de 35 anos do Museu do Círio – 09 de outubro – a Estação 5, denominada “Ponto de encontro: a história de um museu – 35 anos de Museu do Círio (1986-2021)”, na Sala de Multimídia do Museu do Círio e no site do SIMM. A exposição híbrida (presencial e on-line) apresenta imagens fotográficas da inauguração do Museu, em 1986, no subsolo da Basílica de Nazaré, onde permaneceu até 2002, quando foi instalado no Complexo Feliz Lusitânia.

“A proposta do Preamar do Círio, enquanto cortejo, é se movimentar pela cidade, descentralizando a ação do Museu do Círio. E a intenção é que a gente vá cada vez mais longe e alcance outros lugares, outros bairros, talvez até outros municípios. O Preamar é um convite a conhecer o patrimônio cultural, a entender o Círio com um aspecto antropológico de reflexão sobre quem é o paraense. É também uma forma de superarmos os limites dos próprios museus. Então, a cada ano, estamos incorporando novos elementos e narrativas, e assim a gente vai poder tornar o museu mais acessível, realizando sua função social”, explicou o diretor do Museu do Círio, Anselmo Paes.

Serviço: Preamar do Círio

Estação 1: “Arraial de Nazaré: um largo de memórias”
Data: até 16 de novembro
Local: Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra

Estação 2: “Partilhas do Círio”
Datas: 01, 02, 04, 05 e 06 de outubro
Local: Estação Cultural de Icoaraci

Estação 3: “Procissão de cartazes: a coleção de cartazes do Museu do Círio em 3 séculos (XIX, XX E XXI)”
Data: 05 a 31 de outubro
Local: Arquivo Público do Pará e site museus.pa.gov.br

Estação 4: “Um carnaval devoto”
Data: 08 a 31 de outubro
Local: Capela do Museu do Estado do Pará (MEP)

Amazônia Jazz Band
Data: 08 de outubro, às 20 h
Local: Theatro da Paz, com transmissão ao vivo pela TV Cultura

Estação 5: “Ponto de encontro: a história de um museu – 35 anos de Museu do Círio (1986-2021)”
Data: 09 de outubro a 31 de dezembro
Local: Sala de Multimídia do Museu do Círio e no site do SIMM

__________

Thaís Siqueira/Agência Pará