IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Opinião

👉 IdealPolitik - Quem ganhou o que na reunião com governadores

Por: Leopoldo Vieira, CEO da IdealPolitik

-- Brasília, 21 de maio = Na reunião do presidente Jair Bolsonaro com os governadores, há pouco, com presença "surpresa" dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, veja o que cada qual saiu levando:

-- Bolsonaro: Compartilhou com governadores o ônus do desgastante veto ao reajuste dos servidores, poderá cumprir a promessa feita ao ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçando, ante o mercado, que este segue "Posto Ipiranga", acalmando o investidor acerca dos rumos do governo. Contudo, evitou o ato político de sancionar a ajuda aos entes federados com o veto na reunião.

-- Paulo Guedes: Manteve a imagem de "Posto Ipiranga" e conquistou o apoio dos governadores para o veto. Mas terá que aceitar a anistia da dívida dos estados em 2020, pedida pelos governadores, razão pela qual Bolsonaro, conforme começou a circular em Brasília, não sancionou o socorro aos entes federados na reunião.

-- Os governadores agilizaram a liberação do socorro aos entes federados e da negociação do pagamento pelas perdas da Lei Kandir, e a anistia das dívidas. O desgaste do apoio ao veto, apostam, será diluído na opinião pública pela comoção com a tragédia pandêmica e atuação alinhada às recomendações sanitárias, cujo aporte emergencial da União e a suspensão de débitos permitirá sustentar, pelo menos para não negociarem com o Planalto rendidos.

-- O Centrão, incluindo as figuras de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre: Pontos de responsabilidade junto ao mercado, bônus para melhorar a oferta e ocupação de cargos e recursos do governo, e moral para tentarem se reeleger às presidências da Câmara e do Senado.

-- Militares: Tempo para ajustarem internamente os ponteiros com as propostas de retomada da Economia, tomarem pé do Ministério da Saúde e negociar com Bolsonaro a reabertura como propunham - "lenta, gradual e segura", lema deles na redemocratização.

-- Mercado: Esperança de que o clima repercuta favorável à retomada das reformas, reabertura econômica menos insegura e reforço da liderança de Guedes. Time is politics.

*Leopoldo Vieira, paraense radicado em Brasília, 36 anos, é jornalista, analista político, especialista em Administração Pública e chefe-executivo da IdealPolitik, agência de análise e assessoria.