IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Em Barcarena, Segurança Pública orienta e fiscaliza frequentadores na praia do Caripi

Operação integrada com mais de 600 agentes ocorre no local, para cumprimento do decreto estadual

Praias estão fechadas para o público nos feriados, sextas-feiras, sábados, domingos e nas segundas-feiras"Queríamos poder tomar banho, mas se existe a proibição, a gente entende. É necessário", afirma o morador Ereson Dias, que reuniu a família para um almoço na praia do Caripi, em Barcarena. O local está proibido de ser frequentado após a publicação do decreto estadual n°800, que determina o fechamento ao público de praias, igarapés, balneários e similares nos feriados, sextas-feiras, sábados, domingos e nas segundas-feiras, além de outras medidas, para conter o avanço dos casos de Covid-19 em todo o Pará.

A operação integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), é realizada em todo o Estado. Aqueles que se dirigiram neste sábado (13) à praia do Caripi encontraram a barreira montada por policiais militares, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Vigilância de Saúde Municipal. O horário permitido para acessar os restaurantes da orla se concentrou entre 11h e 15h.

Algumas pessoas tentaram desobedecer a medida preventiva e foram abordadas por bombeiros e policiais militares, que faziam a fiscalização no local, e tiveram que sair da água. Os donos de restaurantes foram orientados a manter a distância mínima entre as acomodações e disponibilizar álcool 70% aos frequentadores.

"Nós estamos trabalhando de forma preventiva e fiscalizando os locais de 8h às 18h, justamente para informar as pessoas leigas, que desconhecem o decreto, do que é e não é permitido. Hoje, são 11 bombeiros trabalhando nesse sentido e, no período da noite, nos juntamos aos demais órgãos de segurança e fiscalização, voltando a atuação para o centro da cidade, para somar na operação State Care", informou o tenente coronel Heden de Souza, comandante do 6° Grupamento Bombeiro Militar.

A operação foi reforçada com um efetivo de mais de 600 agentes de segurança pública, em 66 municípios paraenses, para dar cumprimento ao decreto, em especial, nas cidades onde neste período de feriado prolongado, em anos anteriores, costumava receber um grande número de frequentadores. Estão envolvidas as Polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros e agências municipais.

_________

Agência Pará