IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Motos e bicicletas em faixas de pedestre são alvo de ação educativa

Ação educativa da SeMOB na Augusto Montenegro segue até segunda-feira,8Não é difícil passar pela avenida Augusto Montenegro e flagrar motociclistas e ciclistas trafegando em faixas de pedestre. A prática arriscada, além de ferir o Código de Trânsito Brasileiro, pode provocar acidentes. Diante disso, pensando em promover uma mudança de comportamento, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) está realizando uma ação educativa, com objetivo de conscientizar os dois grupos de condutores daqueles veículos.

No caso do ciclista, no momento da travessia a legislação de trânsito prevê como obrigatório que ele desembarque e atravesse empurrando a bicicleta. É assim que faz o pintor Sérgio do Nascimento. “Tem que descer da bicicleta, né? Não dá para ficar pedalando e desviando das pessoas”, ensina. 

Já em relação aos motoristas de motos, não há essa previsão da travessia empurrando o veículo desligado e, nesse caso, é preciso procurar um retorno autorizado na Augusto Montenegro para passar ao outro sentido da via. Ainda assim, Júnior Ariz, 38, analista de suporte, achava que ao atravessar empurrando a moto estava fazendo a coisa certa. 

“Não atravesso dirigindo. Sempre desço, desligo a moto, e atravesso empurrando, porque sei dos riscos de acidente. Agora desconhecia que atravessar assim fosse proibido, para mim estava fazendo o certo”, justificou-se. 

A ação da SeMOB começou na quarta-feira, 3, e segue até a segunda-feira, 8, em faixas localizadas no primeiro trecho da Augusto Montenegro, a partir do Entroncamento. O serviço já passou pelos cruzamentos da avenida com a passagem Péricles Guedes, Conjunto Ulisses Guimarães e Rua do Una, e na próxima segunda-feira, 8, estará em frente ao Colégio Ideal. Estes locais foram definidos após levantamento da equipe de educação da SeMOB, diante do grande número de flagrantes de irregularidades na travessia. A esquete, apresentada pela equipe de arte-educadores, ocorre na faixa, enquanto agentes de trânsito educadores abordam não só motociclistas e ciclistas, como também pedestres.

“Temos que ter consciência de que todos somos pedestres em algum momento no trânsito e que também vamos exigir respeito à legislação para a nossa travessia segura. Então, temos que estar todos  - motociclistas, ciclistas e pedestres – cientes de nossos direitos e deveres no trânsito, para garantir uma mobilidade segura a todos”, destaca superintendente da SeMOB, Ana Valéria Borges.

“Criamos essa ação para conscientizar todo mundo de uma forma lúdica, mas com uma mensagem importante sobre segurança no trânsito”, completa o arte-educador Leandro Quinderé.

Assim, com todos respeitando as regras de trânsito, pessoas como Francilene Souza, 48, auxiliar de escola, sentem menos receio ao utilizar a faixa de pedestre. “O povo é desobediente às regras. Em toda a Augusto Montenegro, até Icoaraci, a gente vê muitos acidentes na faixa porque os motociclistas não querem procurar um retorno e atravessam a faixa junto com a gente. Quando o agente de trânsito está presente, eles respeitam, mas o certo seria cada um fazer a sua parte por si, e pelo outro, não só pelo medo de ser multado”, lamenta.

____________

Agência Belém