IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Operação desarticula associação criminosa especializada na produção de fake news eleitorais

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra dois homens e uma mulher

A Operação “Gato Escaldado”, realizada na manhã desta quarta-feira (04) em Tucuruí, desarticulou uma associação criminosa especializada na produção de 'fake news' eleitorais. A ação foi realizada pela Polícia Civil em parceria com o Ministério Público Eleitoral para dar cumprimento a mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral.  

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra dois homens e uma mulher, os quais eram responsáveis pela produção e disseminação do material ilícito.

Nas residências dos presos foram apreendidos vários telefones celulares, chips, materiais de propaganda política irregular, galões de combustível, além de computadores, HDs, pen drives, dentre outros objetos.

Os presos foram encaminhados a sede do Ministério Público Eleitoral, onde estão sendo ouvidos e o material apreendido será encaminhado para perícia após autorização judicial. Após inquérito instaurado, eles vão responder pelos crimes eleitorais previstos nos artigos 326-A, 324 e 325 pela prática de crime ou ato infracional na propaganda eleitoral, imputando-lhe fato de caluniar e ofender a reputação de outras pessoas, além de associação criminosa.

Segundo o Superintende da Região do Lado de Tucuruí, Delegado Rommel de Souza, o crime de fake news eleitoral atinge não apenas as pessoas responsáveis pela sua produção, mas também todos que a divulgam em grupos e redes sociais, por essa razão e considerando a quantidade de material apreendido, uma nova operação poderá ser deflagrada a qualquer momento.

Permanecem foragidos, Suely Barros Carvalho e Toni Ramos Fernandes, este segundo era a pessoa que produzia os áudios falsos veiculados na internet em vários municípios da Região do Lago de Tucuruí.

Participaram da operação três promotores de justiça de Tucuruí, além das equipes policiais civis de Tucuruí e do Breu Branco.

__________

Agência Pará