IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Mais de 600 famílias são contempladas com o programa habitacional Sua Casa

Mais de 600 famílias que moram em Belém e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro foram contempladas, nesta quinta-feira (22), com o programa habitacional Sua Casa, do governo do Estado. A entrega foi realizada na capital pelo governador Helder Barbalho, que explicou que na atual gestão o benefício para compra de material de construção civil foi ampliado com auxílio para o pagamento da mão de obra.

“Ampliamos o benefício para que a população que mais precisa. Nós estamos atendendo quem mora de maneira improvisada mas tem a coragem para viver melhor. Estes são os que mais precisam de nós, do governo. São essas pessoas que eu digo para nossa equipe priorizar. O programa Sua Casa mudou para ajudar a construir a casa de quem precisa de verdade e isso inclui também auxílio para pagar a mão de obra”, explicou o governador.

O programa estadual é gerenciado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e garante auxílio para a construção e reforma de casas em todo o território paraense. No total, 8 mil famílias já foram beneficiadas desde a criação do programa em 2019.

Para o Diretor Presidente da Cohab Luís André Guedes, a entrega de hoje é importante para melhoria das habitações da região metropolitana de Belém. “Estamos atendendo famílias carentes que precisam desse recurso para melhorar de vida. São moradores de praticamente todas as áreas de Belém que vão começar a concretizar o sonho de ter uma casa melhor. O benefício também vai gerar emprego e renda nesse momento aqui no Pará”.  

O chefe do poder executivo estadual orientou ainda que o valor concedido pelo "Sua Casa" para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra, é de até R$ 21 mil. Helder Barbalho contou que todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em tabela técnica e que é preciso que os beneficiários utilizem de forma adequada o benefício para posterior prestação de conta.

“O recurso vai para os beneficiados em duas etapas para garantir que o valor seja usado de forma adequada, nós entregamos a segunda parcela somente depois que for comprovado que a primeira foi usada corretamente. Então, utilizem de forma correta para que daqui um ano a gente volte pra entregar a segunda etapa”, explicou.

Aos 96 anos a aposentada Maria Elizete foi uma das contempladas com o programa. A idosa fez questão de receber o benefício das mãos do governador. Com bom humor, cantou o hino do clube do Remo e agradeceu a entrega. “De coração eu agradeço à Deus e a todos que me ajudaram a realizar essa conquista. É algo muito importante e vai ajudar a melhorar a minha casa”. 

Durante a entrega de hoje estiveram presentes ainda a Primeira Dama, Daniela Barbalho; a Deputada Federal Elcione Barbalho; o Deputado Estadual Wanderlan Quaresma; Deputada Estadual Cilene Couto; o Secretário de Estado de Transporte, Adler Silveira; a Secretaria de Educação Elieth Braga; o Ouvidor Geral do Estado, Arthur Houat Nery de Souza; e o Vice-Prefeito de Belém, Orlando Reis.

__________

Agência Pará